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MT aposta em missões internacionais para conquistar mercados

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Mato Grosso quer aproveitar as “brechas” do mercado internacional e ampliar as relações multilaterais com diferentes países. Desta forma o Estado pretende manter em escala progressiva os números de sua economia sob diferentes formas, como das exportações. Apenas no ano passado, entre janeiro a novembro, o comércio de produtos saltou 8,33%, alcançando US$ 7,9 bilhões.

Para alcançar novos espaços, o Estado tem apostado na participação em missões internacionais, atualmente consideradas “engrenagens” que servem para estreitar o relacionamento da classe empresarial local junto à mundial. Ao longo dos últimos 15 anos a unidade federativa marcou presença em importantes eventos dos distintos segmentos.

Por outro lado, o aspecto turismo muitas vezes prevalecia sobre o de negócio. Para o superintendente do Sistema Federação das Indústrias (Fiemt), José Carlos Dorte, a mentalidade mudou. Embora a entidade não precise em números o volume de negócios já fechados nestas ocasiões, o representante é enfático ao afirmar que o benefício é recíproco.

“As grandes feiras trazem inovações. Muitas vezes o empresário convive com problemas e quando vai para o primeiro mundo ele já foi resolvido”, declarou. O fator globalização tem exigido da classe empresarial maior interação.

Conforme Dorte, na atualidade Mato Grosso relaciona-se comercialmente com 142 países. “Temos uma inserção bastante grande”, salienta. Para “aventurar-se” rumo a outros países o empresário precisa arcar com despesas a partir de R$ 12 mil.

Para 2010 a Fiemt já confirmou 12 missões internacionais. No roteiro destinos como Barcelona (Espanha), Panamá, China, Hannover (Alemanha), Milão (Itália), Bolonha (Itália), Madri (Espanha), Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), Paris (França), Havana (Cuba). Cada uma será voltada à diferentes setores como industrial, têxtil, biotecnologia, alimentos, bebidas, multisetorial, máquinas e equipamentos para indústria, bem como outros.

O calendário será aberto em março, com duas viagens. A primeira rumo à Feira Expocomer (alimentos, têxtil, construção, tecnologia e serviços), no Panamá, entre 1 a 7, e a segunda em Barcelona, onde será realizada a Feira Alimentaria (alimentício), de 22 a 26.

A programação estende-se pelos meses de abril, julho, setembro, outubro e novembro. Se para o empresariado o custo parece salgado, José Carlos Dorte dá o recado. “É preciso criar vínculos comerciais porque o mundo é globalizado”.

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